sexta-feira, 3 de junho de 2011

VEREADORA APRENDE SOBRE A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA DAS CASAS FAMILIARES RURAIS






































VEREADORA CONHECE OS FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÃNCIA DAS CASAS FAMILIARES RURAIS



02.06.2011









Foi uma tarde e tanto estar no Seminário sobre as Casas Familiares Rurais(CFR) realizado em Ijuí. Estiveram lá a vereadora Nara e os assessores de bancada Heloísa e Paulo Coradini.




Pudemos ouvir uma palestra maravilhosa com o professor Mânfio que falou sobre os fundamentos da Pedagogia da Alternância que são desenvolvidos no projeto CASA FAMILIAR RURAL




E depois que ouvimos tudo, fiquei pensando .... e será que Panambi não pode ter uma CASA FAMILIAR RURAL???????? Por que não? Nós também podemos.







Você quer saber um pouquinho como tudo começou? Casas Familiares Rurais (CFR) tiveram origem na França em 1937, por iniciativa de um grupo de famílias do meio rural, propondo a adoção de uma formação profissional aliada à educação humana para seus filhos. Nascia , assim, a Casa Familiar Rural, com a estrutura da Pedagogia da Alternância.Hoje, a Casa Familiar Rural expandiu-se para os cinco continentes, em trinta países, com a mesma concepção - responsabilidade e engrossamento das famílias na formação dos jovens, no sentido de provocar o desenvolvimento global do meio.
No Sul do Brasil, o processo de implantação das Casas Familiares Rurais teve início no Paraná, em 1987, nos municípios de Barracão e Santo Antônio do Sudoeste, com discussão dos agricultores e envolvimento das comunidades.
Já em 1991, as Casas Familiares Rurais estavam sendo implantadas nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e desenvolveram-se, também, nos outros Estados do Brasil, sobre a coordenação das Associações Regionais das CFR (ARCAFAR) hoje organiza-se em Confederação Nacional (CONACAFARB).

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