quinta-feira, 28 de julho de 2011






PANAMBI : CIDADE SAÚDE ? ONDE?

A atual administração, em sua campanha eleitoral no ano de 2008 , colocou em seu Plano de Governo a seguinte frase para a população: "Queremos qualificar como "Cidade Saúde" reconhecida em todo o Brasil até 2010 com a colaboração dos nossos médicos e demais profissionais."







A população ficou satisfeita com esta colocação, pois ser conhecida como CIDADE SAÚDE representaria grandes avanços para a população.
Na época muitas pessoas pensaram logo na saúde preventiva, que representaria um trabalho a médio e longo prazo de conscientização através de palestras e conversas com as comunidades sobre o assunto. Também podíamos pensar que programas de combate a drogadição seria uma ação que viria a melhorar a qualidade de vida das famílias panambienses.







Em nossa cidade muitas crianças usam drogas e isso é gravíssimo.Temos ouvido os apelos do Poder Judiciário de que seja feito em nossa cidade ações para reduzir o consumo de drogas em nossa cidade. E o que a Prefeitura está fazendo neste sentido? Não é a criança em primeira lugar nas políticas públicas governamentais?
Falando em criança lembrei-me da gravidez na adolescência. É comum ouvirmos falar que meninas estão grávidas. Esse é uma questáo de saúde pública. Esse é um dos assuntos que deve estar na pauta da Secretaria Municipal da Saúde.
Outro problema que está avançando bastante é o alcoolismo em nossa cidade. O que vemos a cada dia são muitos de nossos trabalhadores e trabalhadoras viciadas em álcool e que além de prejudicarem a si mesmo tem em sua volta um círculo de pessoas que também sofrem.
Na área da psicologia, por exemplo, nossas crianças e adolescentes estão a meses nas filas de espera para os atendimentos. Enquanto isso os problemas se agravam e quem sabe deixarão sequelas para o resto de suas vidas. Pais e professores ficam com as mãos amarradas e nada podem fazer.
Também podemos falar do grande índice de violência doméstica na cidade de Panambi. A cada dia ouvimos nos meios de comunicação que mulheres sofreram violência doméstica. Estes índices porém não tem comovido o Poder Executivo Municipal no sentido de buscar alternativas para a redução dos índices de violência contra as mulheres.
Podemos observar o alto índice de violência no trânsito em nossa cidade. São todos os dias notícias de que pessoas jovens e adultas arriscam-se no trânsito. O Poder Público municipal pode tomar atitudes neste sentido, através de campanhas para a redução desses índices em nossa cidade.
Nós poderíamos continuar discorrerendo sobre todas as situações que ouvimos e vemos em Panambi na área da saúde pública e passaríamos várias horas falando sobre isso. Neste sentido estamos convencidas de que para Panambi chegar a ser a CIDADE SAÚDE e ser reconhecida em todo o Brasil temos muito a caminhar, reduzindo o trabalho infantil, a drogadição, o alcoolismo, a gravidez na adolescência, a prostituição e a violência doméstica.
Para finalizar, entendemos que para um município se desenvolver é necessário que o governo municipal faça o enfrentamento dos problemas criando políticas e programas que venham a atuar diretamente nos problemas existentes. PO exemplo a CRUZ AZUL faz o trabalho maravilhoso de recuperação da pessoas, mas o Poder Púlbico pode trabalhar na PREVENÇÃO.
Nosso mandato se coloca a disposição para estar contribuíndo naquilo que for possível para que nosso município saia da UTI e retome os rumos do crescimento social em que os direitos da população sejam respeitados com plenitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário