sexta-feira, 15 de julho de 2011

COMITIVA DE PETISTAS PANAMBIENSES CUMPRIRAM AGENDA NA CAPITAL

O Coordenador Regional da Participação Popular e Deputado Estadual Suplente, Paulo Sérgio Rodrigues, juntamente com a Presidente da Câmara de Vereadores, Vereadora Nara Graeff, o Assessor Jurídico da Câmara Claudio Motta e a Gerente da Corsan de Panambi Aneli Peters cumpriram agenda na Capital nesta quinta-feira, dia 14 de julho.

Inicialmente a comitiva foi recebida na sede estadual da CORSAN, pelo Engenheiro Ricardo Rover Machado que é Diretor de Operações da estatal e pelo Chefe de Gabinete do presidente da CORSAN, Sr. Lucio Goethel.

A audiência com os dirigentes da CORSAN foi a continuidade de uma reunião ocorrida na quarta-feira na CORSAN em Panambi onde também particupou o Vereador Leandro Berghahn (Chico), o Superintendente Regional da CORSAN, Adilson Stefenn os líderes da comunidade do Bairro Pavão.

Na audiência Pública desta quinta-feira em Porto Alegre, também esteve presente o Superintendente Regional da CORSAN, Adilson Stefenn os e o Servidor da CORSAN de Panambi, Sr. Kopp.


Falta de água nos bairros:
Na oportunidade foi tratado dos problemas que vem ocorrendo há quase dez anos de falta de água em alguns bairros de Panambi, como o bairro Pavão, Alvis Klasner, Jardim Paraguai e João Armindo Stahlhofer. Portanto, os problemas não são de hoje.

Foi relatado aos dirigentes estaduais da CORSAN que o problema que vem ocorrendo tem relação com a rede que é longa, desde sua origem nas proximidades do ponto de captação até o bairro Alvis Klasner são cerca de 3 kms, havendo desnível nas proximidades da creche da Pavão onde a água acaba ganhando força e provocando estouros constantes de canos na sequência.

Ocorre que, havendo estouro na extensão da rede, toda ela deve ser desligada, deixando todas as residências sem água, até que se concerte a rede e se restabeleça o fornecimento.

A falta de água nos últimos dias ocorreu em virtude de queda de energia que provocou dano no quadro de comando do equipamento que impulsiona a água para a rede que chega até no bairro Alvis Klasener, algo que deve ser imediatamente corrigido para garantir o fornecimento naquelas residências, que necessitam do líquido precioso e reclamam com razão quando ocorre a falta.

Outra questão trazida ao debate na audiência é que o reservatório existente no bairro Alvis Klasner é de apenas 40 m3 (quarenta metros cúbicos) e a maioria das famílias não possuem caixa de água em suas casas e quando a rede é desligada para conserto ou mesmo quando ocorre estouro de cano, imediatamente cessa o fornecimento de água naquelas residências.

A alternativa para minimizar os problemas foi dada pelo Engenheiro Ricardo Rover Machado à comitiva de Panambienses, determinando imediatamente que uma equipe técnica venha à Panambi para verificar as condições da rede e as possibilidades de intervenção imediata, visando garantir o fornecimento.

A Chefe da Unidade da CORSAN de Panambi, Aneli Peters fará um relatório dos principais problemas e encaminhará à direção da CORSAN estadual, para que imediatamente se procedam as aquisições de equipamentos necessários ao pronto restabelecimento do serviço e que o mesmo tenha continuidade, trazendo conforto aos moradores.

Foi sugerido pelo Diretor de Operações da CORSAN, que de forma imediata, após o levantamento dos técnicos, que acontecerá na próxima semana, poderá ser instalado – emergencialmente – um inversor de frequência no intervalo da rede, para evitar estouros.

Ainda, deverá ser estudado imediatamente a possibilidade de aumentar a reservação de água na parte mais alta do bairro Alvis Klasener, o que dará maior tranquilidade aos setores que recebem água abaixo do nível daquele bairro.

Também foi sugerido pelo Engenheiro Ricardo, que imediatamente se desloque equipe de reforço para verificar os vasamentos/perdas de água, para aproveitar melhor a água tratada, o que deve repercutir em melhora no fornecimento para os bairros daquela região.

Disse o Engenheiro Ricardo que “contem com a nossa máxima boa vontade”, para solucionar os problemas apresentados. Que grandes esforços tem sido implantados desde este início de ano para recuperar a CORSAN que vinha sofrendo um processo de sucateamento, especialmente no aspecto de garantir água para as pessoas. Disse que foram adquiridos equipamentos novos e estão sendo modernizados processos, bem como, está sendo trabalhado a abertura de concurso público para suprir a necessidade de pessoal na empresa.


Reunião com moradores:

O Superintendente Regional da CORSAN, Adilson Stefenn, colocou-se à disposição da comunidade do bairro Pavão e arredores de promover uma reunião, juntamente com equipe técnica, para esclarecer os moradores e ouvir dos mesmos sugestões para os problemas existentes, o que deverá ser marcado nos próximos dias.

Nova ETA e rede de esgoto:

Também foi tratado na audiência sobre a questão do projeto da nova Estação de Tratamento de água (ETA) de Panambi, sendo confirmado pelo Chefe de Gabinete do Presidente da CORSAN, Sr. Lucio Goethel, que o protocolo já foi realizado junto ao governo federal, na ordem de 12,1 milhões de reais, recursos do PAC, que deverão trazer uma mudança significativa no abastecimento de água em Panambi, já que a estação existente é de 1970 e encontra-se em seu limite de produção.

Ainda foi confirmado pelo Chefe de Gabinete que também foi protocolado pela CORSAN junto ao governo federal o projeto de tratamento de esgoto para nossa cidade, com recursos onerosos para a empresa.

Para as lideranças de Panambi que estiveram na audiência foi uma satisfação terem sido tão bem recebidos pelos dirigentes e com notícias tão alvissareiras, pois a realidade do abastecimento de água e do tratamento de esgoto em Panambi, finalmente poderá deixar de ser discurso e virar realidade.

Presidente da CORSAN em Panambi:

A Presidente da Câmara de Vereadores, Vereadora Nara Graeff, comunicou que o contrato de renovação da concessão para a CORSAN em Panambi já foi autorizada pela Câmara Municipal, estando em condições de ser assinado, o que foi confirmado pela Gerente da CORSAN local, Aneli Peters.

De posse dessa informação, o Chefe de Gabinete do Presidente da CORSAN deu a garantia que nos próximos dias o presidente da CORSAN, Arnaldo Dutra, estará em Panambi para firmar o contrato de renovação da concessão, com o que se dará andamento nos demais projetos de investimentos em nossa cidade (tratamento de água e a questão do esgoto).

Os dirigentes estaduais que receberam a comitiva de Panambi comprometeram-se também de virem à Panambi com o Presidente Arnaldo Dutra para conhecer a realidade e auxiliarem na melhoria do serviço.

Debate sobre água pública:
O Superintendente Regional da CORSAN, Adilson Stefenn, também está acertando com a Presidente da Câmara de Vereadores, Vereadora Nara Graeff e com o Coordenador Regional da Participação Cidadã, Paulo Sérgio Rodrigues, uma série de debates na região Noroeste sobre água pública, visando garantir que não avancem as experiências desastrosas de privatização que se tem visto. Esta será uma pauta a ser desenvolvida nos próximos meses.

Secretaria da Mulher:
A Presidente da Câmara de Vereadores, Vereadora Nara Graeff e os demais integrantes da comitiva Panambiense também estiveram na Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, onde foram recebidas pela Secretária Adjunta, Catherine Topper dos Santos e pela Assessora Fátima Beatriz da Silva Maria, onde trataram sobre a questão da Conferência Municipal das Mulheres que será realizada dia 04 de agosto em Panambi, tendo garantida a presença de uma representação da secretaria.

Também foi tratado sobre a demanda apresentada na Assembleia Municipal do Orçamento 2012 da criação de um Centro de Referência da Mulher em Panambi, o que deverá ter prosseguimento após as deliberações da discussão regional do orçamento que acontece em Ijuí na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário