sábado, 12 de março de 2011

Os trabalhadores da Usina de Reciclagem trabalham com dedicação e afinco



Vereadora Nara fica admirada com todo lixo que é coletado em Panambi



Após conversar com coordenadores da Usina, vereadora conclui que melhoria são urgentes na Usina de Reciclagem de Lixo


RELATÓRIO – VISITA À USINA DE RECICLAGEM DE LIXO

Data: 09.03.2011
Horário : 15h

Realizamos uma visita à Usina de Reciclagem em conjunto com outros vereadores, assessores da Câmara, membros do Conselho do Meio Ambiente e Arpa Fiúza.
O objetivo da visita foi vistoriar e fiscalizar a situação da Usina e assim podermos apontar alternativas para melhorar a situação.
O que foi encontrado foi um cenário lastimável para o nosso Município. São toneladas de lixo reciclável que estão sendo direcionado para o aterro sanitário. Do total que entra na Usina de Reciclagem pouco é separado e vendido para reciclagem.
A estrutura física é aquém da necessidade, não comportando toda a demanda da cidade de Panambi. Embora os servidores que lá trabalham fazerem a sua parte com esforço e dedicação, o trabalho realizado não atende toda a necessidade de Panambi.
Na verdade não houve investimentos na infra-estrutura da Usina de Reciclagem nos últimos anos. A estrutura como galpões, esteiras, máquinas, continuam as mesmas de muitos anos atrás. A cidade cresceu e a quantidade de lixo aumentou mas as dependências da Usina continuam as mesmas.
Também temos que convir que os munícipes devem atentar para a questão da separação do lixo em suas residências e estabelecimentos comerciais. Segundo informações repassadas, muitas pessoas ainda misturam o lixo reciclável e orgânico e outras ainda não observam os dias determinados do recolhimento do lixo.
Investimentos devem ser feitos urgentes na Usina de Reciclagem de Lixo. As sugestões do nosso mandato são as seguintes :
- Organizar uma campanha para conscientizar a população sobre a separação do lixo orgânico e reciclável e os dias da semana para o recolhimento;
- Aumentar o tamanho da esteira de separação do lixo reciclável ou construir mais uma esteira;
- Adquirir equipamentos mais modernos para o trabalho na Usina de Reciclagem. Segundo informações da Prefeitura Municipal o trator esteira tem mais de cinqüenta anos de uso.
- Iniciar a construção de mais um aterro sanitário dentro das normas técnicas definidas por órgãos ambientais oficiais.

Concluímos nosso parecer referente às observações na visita realizada, destacando que o todo o bem que fizermos ao meio ambiente estaremos fazendo para nós mesmos e para as futuras gerações.

Nara Viviane Graeff
Vereadora – Partido dos Trabalhadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário