sábado, 19 de março de 2011

OS LIXÕES ESTÃO COM OS DIAS CONTADOS NO BRASIL....HUHU....VIVA A LEI 12.305/10
AS CENAS QUE VI NA "USINA DE RECICLAGEM" SÃO DESASTROSAS ....É MAIS UM DEPÓSITO DE LIXO..... MAS GOVERNO FEDERAL GARANTE O FIM DOS LIXÕES ATÉ 2014..
LÁ PRATICAMENTE TUDO VAI PARA O ATERRO SANITÁRIO


OS EQUIPAMENTOS LÁ UTILIZADOS SÃO MUITO ANTIGOS


SÃO MONTANHAS DE LIXO POR TODA A PARTE





O CENÁRIO QUE TEMOS EM PANAMBI É DEPRIMENTE

VEREADORA NARA COMEMORA O INÍCIO DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 12.305/10 QUE INSTITUI A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

É muito oportuna a criação do Comitê Interministerial que tem por objetivo trabalhar com a logística reversa. Este Comitê é resultado da criação da lei 12.305 de 2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos
A logística reversa, que embora sendo uma expressão não muita usada, tem por objetivo viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.
O Comitê planeja também reduzir impostos das indústrias que estiverem trabalhando no sentido de colocar em prática a logística reversa.
O artigo 54 da lei diz que em quatro anos o Brasil estará livre dos lixões ficando proibido colocar em aterros sanitários qualquer tipo de resíduo que seja passível de reciclagem ou reutilização.
A regulamentação da lei definiu como se dará a responsabilidade compartilhada no tratamento de seis tipos de resíduos e determinou a criação de um comitê orientador para tratar destes casos específicos, que são pneus; pilhas e baterias; embalagens de agrotóxicos e óleos lubrificantes além das lâmpadas fluorescentes e dos eletroeletrônicos. O comitê vai também definir cronograma de logística reversa para um outro conjunto de resíduos que inclui as embalagens e produtos que provoquem impacto ambiental e na saúde pública.
A novidade da lei se refere a logística reversa para embalagens. O cidadão passa a ser obrigado a fazer a devolução dos resíduos sólidos no local onde comprou ou no posto de distribuição. A forma como se dará essa devolução será definida por um comitê orientador, a ser instalado ainda no primeiro semestre de 2011. Já demonstrou interesse na logística reversa a ABIVIDRO (Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro).
Terão papel fundamental e prioritário neste processo da logística reversa a participação de cooperativas ou de outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis constituídas por pessoas físicas de baixa renda.
Esta iniciativa do governo federal vai viabilizar o reaproveitamento das embalagens que descartamos todos os dias e poderemos presenciar em um futuro bem próximo a redução da produção de resíduos em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário