quarta-feira, 2 de novembro de 2011





VEREADORA NARA ACREDITA QUE A COMISSÃO DA VERDADE SERÁ UM GRANDE INSTRUMENTO DO GOVERNO PARA ILUCIDAR CRIMES DO PERÍODO MILITAR




A vereadora Nara está acompanhando o processo de criação e aprovação da Comissão da Verdade que vai apurar violações aos direitos humanos ocorridas no período militar.


A intenção é, segundo informações da Presidenta Dilma, trazer à luz uma parte da história do Brasil ainda desconhecida, para que isso nunca mais volte a acontecer no país. Ela diz que esse projeto foi aprovado por todos os partidos políticos representados no Congresso e que todos tiveram o entendimento de que é dever do Estado brasileiro colocar, sob a luz da democracia, os fatos desse período histórico.


Nós precisamos conhecer a nossa história. Uma história que, em vários momentos, foi contada em um regime de censura, de arbítrio e de repressão – um regime em que as pessoas eram impedidas de expressar até seu pensamento. O conhecimento, a informação e a verdade são indispensáveis para o exercício da cidadania. A comissão terá dois anos para produzir um relatório, com conclusões e recomendações sobre os crimes cometidos.


Durante as investigações, o grupo poderá requisitar informações a órgãos públicos, inclusive sigilosas, convocar testemunhas, realizar audiências públicas e solicitar perícias.




Nosso mandato vai acompanhar todo o processo da criação efetiva da Comissão da Verdade e todos os passos a serem dados. Sobre o tema estaremos dialogando com a Ministra dos Direitos Humanso, Sra. Maria do Rosário bem como deputados federais e o senadores, principalmente o Senador Paulo Paim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário