domingo, 20 de novembro de 2011



COORDENADOR REGIONAL DA PARTICIPAÇÃO CIDADÃ, PAULO SÉRGIO e PRESIDENTE DA CÂMARA, VEREADORA NARA VIVIANE GRAEFF PARTICIPAM EM PORTO ALEGRE DO II SEMINÁRIO DO SISTEMA DE PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADÃ

Paulo Sérgio, Vice-governador Beto Gril, Nara Graeff e Cláudio Motta


O Coordenador Regional da Participação Cidadã da região Noroeste, Paulo Sérgio Rodrigues, a Presidente da Câmara de Vereadores, Nara Viviane Graeff e o Assessor Jurídico da Câmara, Dr. Claudio Motta, participaram do II Seminário do Sistema de Participação Popular e Cidadã, realizado no Clube do Comércio, em Porto Alegre, nos dias 17 e 18 de novembro de 2011numa promoção da SEPLAG, Gabinete do Vice-Governador, Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Gabinete Digital, Conselho de Desenvolvimento e Social e os COREDES.
O seminário teve como objetivo estabelecer o desenho do sistema, avançando no conceito e na metodologia. O Sistema de Participação Popular e Cidadã visa um estágio superior de organização necessário para aprofundar a democratização do Estado e da vida pública. Assim, integram-se as diferentes iniciativas e processos participativos em busca de maior capacidade de planejamento, execução e monitoramento conjunto das políticas púbicas do estado e da cidadania gaúcha.
Na abertura do seminário o Governador Tarso Genro disse que “a construção de um verdadeiro sistema de participação popular precisa ser reinventado para promover o reencontro do cidadão com o Estado, para superar a prática de apenas levantar um crachá. Para isso, o esforço de toda a sociedade é de fundamental importância, sendo papel do Estado criar os instrumentos e colocá-los à disposição, para a prática da democracia participativa”. O Chefe de Gabinete do Governador, Vinicius Wu, falou da participação da população no processo de discussão do PPA deste ano, envolvendo mais de 1 milhão de pessoas. Falou também da criação do Gabinete Digital que é uma ferramenta de contato permanente com a população, ampliando os canais de manifestação da vontade popular. Falou também, como coordenador de todo o trabalho da participação popular e cidadã, o Secretário de Planejamento, João Motta, destacando que o Rio Grande do Sul já foi premiado este ano pela iniciativa de criar um sistema com capacidade de ouvir da forma mais ampla a comunidade em todas suas regiões.
Como painelistas no seminário estiveram as seguintes pessoas: Giovanni Alegretti – Professor das Universidades de Florença e Coimbra; o Vice-Governador Beto Grill; o Secretário Geral de Governo, Estilac Xavier; Ligia Maria Pereira da Secretaria Geral da Presidência da República; Roberto Pires, Diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do IPEA; Professora Claudia Feres, da UFMG, entre outros dirigentes da SEPLAG do Governo do Estado e das Secretarias Estaduais.
Em conversa com o Vice-Governador Beto Grill, o Coordenador Regional da Participação Cidadã da região Noroeste, Paulo Sérgio Rodrigues, a Presidente da Câmara de Vereadores, Nara Viviane Graeff e o Assessor Jurídico da Câmara, Dr. Claudio Motta solicitaram que o mesmo coloque em sua agenda uma visita à Panambi, para conhecer a realidade de nossa comunidade. O Vice-Governador afirmou que estará verificando com sua assessoria uma agenda e que tem o máximo de interesse em conhecer a cidade e auxiliar naquilo que Panambi precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário