terça-feira, 28 de dezembro de 2010


VEREADORA NARA SE MANIFESTA SOBRE O TRANSPORTE PÚBLICO

Vereadora Nara está reivindicando junto ao Poder Executivo Municipal e a Concessionária do Transporte Urbano de Panambi mais serviços para a população. Faltam horários e roteiros nos nossos bairros de Panambi. As pessoas, em muitos momentos, sentem-se prejudicadas quando não conseguem deslocar-se nos horários que desejam e em roteiros específicos.


A vereadora entende que o transporte público é um dos componentes de mobilidade urbana e é um dos elementos que reduz as desigualdades sociais. Do transporte público depende prioritariamente aquelas pessoas que não dispõe de transporte próprio. O transporte urbano os leva às oportunidades de trabalho, aos serviços sociais como saúde e educação, e às atividades que garantem a dignidade humana e a integração social como o lazer, especialmente visitas aos amigos e parentes, compras, etc.

Ao conversar com moradores do Bairro Jardim Paraguai e Loteamento João Armindo Stalhoefer, sentimos que o direito de ir e vir está, em muitos momentos, sendo prejudicado. Além de que naquela região há falta de infra-estrutura nas vias públicas, falta de um posto de saúde e uma escola de educação infantil, o acesso ao transporte público é precário. Nos finais de semana o roteiro no Bairro Jardim Paraguai não contempla a maioria dos moradores e no Loteamento João Armindo Stalhoefer não há nenhum roteiro. Não podemos restringir a mobilidade das pessoas. É dever do Poder Público Municipal garantir esse direito da população.


"Estas pessoas precisam ter os seus direitos resguardados e ter a sua disposição esse serviço essencial que é oferecido diretamente pelo Poder Público Municipal ou por concessionária de transporte urbano, como segundo a própria Constituição de 88 se refere em seu artigo 30, inciso V.


Segundo a vereadora Nara, a Prefeitura Municipal de Panambi juntamente com a prestadora de serviços do transporte público- AVIPAN - deveriam fazer uma análise das necessidades da população dos nossos diversos bairros e realizar adequações de roteiros e horários. Entendemos que a concessionária do transporte faça altos investimentos em seu patrimônio para manter os serviços, que mantém muitos funcionários, mas também temos que considerar que a cidade de Panambi está crescendo e novas necessidades estão surgindo.

"Nossas manifestações são no sentido de intermediar as necessidades da população e alertar ao Poder Público Municipal sobre a importância do transporte público como um ponto importante para o uso dos espaços da cidade, ao direito de ir e vir e ao exercício pleno da cidadania", conclui a vereadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário