terça-feira, 28 de dezembro de 2010


VEREADORA NARA SE MANIFESTA SOBRE O TRANSPORTE PÚBLICO

Vereadora Nara está reivindicando junto ao Poder Executivo Municipal e a Concessionária do Transporte Urbano de Panambi mais serviços para a população. Faltam horários e roteiros nos nossos bairros de Panambi. As pessoas, em muitos momentos, sentem-se prejudicadas quando não conseguem deslocar-se nos horários que desejam e em roteiros específicos.


A vereadora entende que o transporte público é um dos componentes de mobilidade urbana e é um dos elementos que reduz as desigualdades sociais. Do transporte público depende prioritariamente aquelas pessoas que não dispõe de transporte próprio. O transporte urbano os leva às oportunidades de trabalho, aos serviços sociais como saúde e educação, e às atividades que garantem a dignidade humana e a integração social como o lazer, especialmente visitas aos amigos e parentes, compras, etc.

Ao conversar com moradores do Bairro Jardim Paraguai e Loteamento João Armindo Stalhoefer, sentimos que o direito de ir e vir está, em muitos momentos, sendo prejudicado. Além de que naquela região há falta de infra-estrutura nas vias públicas, falta de um posto de saúde e uma escola de educação infantil, o acesso ao transporte público é precário. Nos finais de semana o roteiro no Bairro Jardim Paraguai não contempla a maioria dos moradores e no Loteamento João Armindo Stalhoefer não há nenhum roteiro. Não podemos restringir a mobilidade das pessoas. É dever do Poder Público Municipal garantir esse direito da população.


"Estas pessoas precisam ter os seus direitos resguardados e ter a sua disposição esse serviço essencial que é oferecido diretamente pelo Poder Público Municipal ou por concessionária de transporte urbano, como segundo a própria Constituição de 88 se refere em seu artigo 30, inciso V.


Segundo a vereadora Nara, a Prefeitura Municipal de Panambi juntamente com a prestadora de serviços do transporte público- AVIPAN - deveriam fazer uma análise das necessidades da população dos nossos diversos bairros e realizar adequações de roteiros e horários. Entendemos que a concessionária do transporte faça altos investimentos em seu patrimônio para manter os serviços, que mantém muitos funcionários, mas também temos que considerar que a cidade de Panambi está crescendo e novas necessidades estão surgindo.

"Nossas manifestações são no sentido de intermediar as necessidades da população e alertar ao Poder Público Municipal sobre a importância do transporte público como um ponto importante para o uso dos espaços da cidade, ao direito de ir e vir e ao exercício pleno da cidadania", conclui a vereadora.

sábado, 18 de dezembro de 2010



PARA VEREADORA NARA HÁ PROBLEMAS SÉRIOS NA SAÚDE PÚBLICA MUNICIPAL

Prefeito diz em emissora de rádio que principal problema da saúde pública municipal é a forma que médicos atendem a população. Disse ele que não pode controlar a forma como os médicos atendem a população. Penso que é uma falta de respeito aos profissionais da área médica quando sua imagem é desmerecida sem que os mesmos não possam defender-se. Assim já aconteceu com outros profissionais da rede pública. É comum essa prática por parte do gestor público : desmerecer as pessoas, desprestigiá-los e desvalorizar o seu trabalho.
Mas de que as pessoas reclamam da saúde em Panambi? não é do atendimento dos médicos ( claro que há exceções), mas vejo as mães reclamarem que não há pediatra nos postos de saúde, sendo que elas precisam estar de madrugada e muitas vezes não conseguem ficha para seus filhos. Qual o pediatra do Bairro Vila Nova e a do Bairro Arco Íris, por exemplo? Não tem. Vejo que esse é um dos problemas da saúde pública de Panambi. Resumindo : faltam profissionais em Panambi para atender áreas mais específicas.
Outro problema gravíssimo na área da saúde pública de Panambi é a drogadição. O uso de drogas está se espalhando silenciosamente por todos os cantos da cidade e é um problema que não está tendo a devida atenção das nossas autoridades executivas. São realizadas algumas ações isoladas de algumas entidades, mas não há um programa municipal para atuar na prevenção e no combate ao uso de drogas. Vemos a cada dia que esse problema está abatendo nossas famílias e atitudes urgentes são necessárias.
Podemos citar duas entidades, que na verdade atuam muito mais pelo empenho de seus próprios líderes nesta área do combate as drogas, do que pelo incentivo dos gestores públicos, que é a CRUZ AZUL e o GRUPO AMOR EXEIGENTE. A CRUZ AZUL por exemplo,
recebe subvenções sociais, mas ainda faltam recursos.
Temos que diagnosticar a saúde pública municipal, não em pequenos pedaços, mas fazer uma avaliação no todo. Tem pontos positivos, claro. O governo federal,por exemplo investe muitos recursos na saúde do nosso município. É urgente fazermos um diagnóstico de todos os problemas que afetam a área da saúde e realizar um planejamento a curto e longo prazo para nossa cidade de Panambi.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

VEREADORA NARA COMEMORA SETE ANOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
Vereadora Nara lembra e comemora os sete anos de existência do Programa Bolsa Família. Este programa que até o fim de 2010, distribuirá R$ 13,1 bilhões a 12,7 milhões de famílias, com um valor médio mensal de R$ 96,00. Esse é o maior número de beneficiados e o maior valor distribuído desde a criação do programa, em 2003. O objetivo, de acordo com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, é garantir uma vida digna às famílias pobres, de forma a contribuir para a melhoria do país e assegurar uma distribuição de renda mais justa.Em Panambi são mais de mil famílias que são beneficiárias do programa. São recursos do governo federal que entram em nossa cidade, circulam e geram emprego e renda para a população, além de estar proporcionando melhor qualidade de vida às famílias beneficiadas."Temos orgulho de poder estar comemorando, junto com o Presidente Lula, o sucesso desse programa que tem por objetivo a redução da pobreza" destaca a vereadora. O próprio Presidente Lula, em suas falas nesta semana, lembrava-se de que antes a pobreza eram somente dados estatísticos e hoje a redução da pobreza está sendo enfrentada de frente pelo governo. E para o próximo ano estão previstas a inclusão de 400 mil famílias no programa. Isto quer dizer que mais pessoas, que não recebem o Bolsa Família poderão usufruir deste recurso federal. A vereadora conclui dizendo que esse é um dos programas do governo federa que são realizados em Panambi. Poderíamos citar os Programas de Merenda Escolar, os repasses para a saúde, construção de casas no meio rural e urbano, recursos para assistência social, Caps, transporte escolar, instalação do Campus do Instituto Federal Farroupilha, dentre tantos outros.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Vereadora ouve problemáticas de moradores
















VEREADORA NARA VISITA BAIRRO FÁTIMA E OUVE PROBLEMÁTICAS DOS MORADORES

Vereadora Nara esteve conversando com moradores do Bairro Fátima e ouvindo as problemáticas enfrentadas pelos moradores daquela região da cidade.
Um dos problemas enfrentados é o péssimo estado da Rua Cristóvão Colombo. É díficil de trafegar com qualquer veículo naquela via pública. Esta rua é um dos acessos principais dos moradores ao centro da cidade, às escolas e ao trabalho dos homens e mulheres daquele lugar.
Os moradores clamam aos gestores públicos municipais para que tomem providências, pois todos pagam os seus impostos e merecem a atenção do Poder Público Municipal.
Outro problema relatado pelos moradores é a falta de investimentos na área esportiva. Naquela região existe um campo de futebol, mas o acesso ao mesmo é precário.
A vereadora comprometeu-se com os moradores de colocar na pauta de discussões da Câmara Municipal de Vereadores as demandas dos moradores e encaminhá-las ao Poder Executivo.