quinta-feira, 12 de março de 2009

A Participação da Mulher na Política

Grandes foram os avanços para que a mulher estivesse onde hoje está na política. Em um tempo não muito distante a mulher não podia votar nem ser votada no Brasil. Somente com muita luta é que as mulheres começaram a votar em 1932.
E a partir do final da década de 1980, a situação se modifica, em virtude do crescimento industrial, que contribuiu para um aumento significativo da participação feminina no mercado de trabalho, e, na crescente inserção das mesmas, nos cursos superiores
Mas com a promulgação da Constituição de 1988 as mulheres conquistaram direitos legais e obtiveram legitimidade para suas reivindicações. Nesse período foram criados os Conselhos Nacional, Estaduais e Municipais da Condição Feminina e as delegacias da mulher.
Em 1995 a criação da Lei das Cotas prevê que 30% das candidatas em eleições devem ser mulheres representa um ganho político se considerarmos a estrutura da sociedade e a relações patriarcais que ainda permanecem . Mesmo sendo uma lei que ainda não garante de fato a participação igualitária na política, ela tende a criar condições mais favoráveis a ampliação do número de mulheres nas direções de sindicatos, partidos, assembléias, câmaras etc. A Lei de Cotas trouxe a tona a disucssão da participação da mulher na política.
Em torno de toda a história que envolve a participação da mulher na política temos que reconhecer que houve muitos avanços., mas ainda precisamos avançar bastante. Nossas conquistas vieram avançando aos poucos. O direito ao voto na década de 30 do século passado, o ingresso no mercado de trabalho, a atuação imprescindível na vida política, o acesso aos documentos pessoais, a licença maternidade, o direito às escritura da terra na reforma agrária, o aumento da punição nos crimes de violência doméstica são todas conquista da luta incansável das mulheres brasileiras.. Mas precisamos avançar mais. São poucas as ministras de estado, as deputadas federais e estaduais, as senadoras, as prefeitas e as vereadoras.
Então, neste Dia Internacional da Mulher estamos parabenizando a todas as mulheres pelas suas histórias diárias de lutas, pela sua persistência na busca de seus objetivos por um mundo mais humano e igualitário. Parabéns a todas as mulheres que não esperam e fazem a hora acontecer.

3 comentários:

  1. Minha querida amiga...
    Interessante este teu blog - aplicando na política os conhecimentos de educadora/informática - e uma maneira de você expor também as tuas idéias e projetos AMEI... que você brilhe muito durante este teu mandato unindo os conhecimentos adquiridos ao longo de sua caminhada em prol dos cidadãos. Te visitarei no plenário, pois cada vez mais me apaixono pela política verdadeira.
    Bjosss amiga. Rubia Viviane Krüger.

    ResponderExcluir
  2. Excelente este canal de relacionamento com o Legislativo.
    Parabéns.
    Marcel

    ResponderExcluir
  3. E Então..A luta continua...E é muito bom poder contar com pessoas batalhadoras feito você.
    Essa é a sua vez de ser a nossa voz.Que Deus te ilumine sempre!Sucesso!
    Um abraço!
    Maristela Rosa

    ResponderExcluir