segunda-feira, 16 de março de 2009

A violência contra a mulher em Panambi e o que podemos fazer

Segundo dados da Brigada Militar no ano de 2008 ocorreram 68 casos registrados de violência doméstica em Panambi. Isso quer dizer que em 2008 , cinco a seis mulheres foram agredidas por mês, ou a cada 5 dias uma mulher foi agredida em Panambi. Fora os casos que não são registrados.
Em 2009, até o dia 13 de março já houveram 10 registros de violência doméstica. Essas notícias são péssimas e nos dão conta de que mesmo tendo sido criada a Lei 11.340/2006, a Lei Maria da Penha, a agressão contra a mulher é muito forte em nossa cidade.
Além desses números é preciso lembrar daquelas que sofrem caladas, por vergonha, pela dependência financeira, por medo, pelos filhos e ainda algumas tem esperança que tudo poderá mudar para melhor.
As mulheres que sofrem com a violência devem procurar ajuda e não ficar caladas. Hoje há leis que protegem as mulheres. A lei Maria da Penha por exemplo, é uma lei que foi criada em 2006 com o objetivo de punir os agressores e proteger as mulheres agredidas. É uma lei que, sendo usada corretamente pelas mulheres poderá reduzir em grande parte o índice de violência doméstica.
E ainda em muitas cidades existem serviços especializados no atendimento às mulheres em situação de violência : Os CENTROS DE REFERÊNCIA DA MULHER. Esses centros orientam as mulheres na área psicológica e jurídica, além de oferecer cursos profissionalizantes para as mulheres. Esses centros, quando instalados nas cidades podem ser de grande valia para todas as mulheres.
Por isso estou propondo na Sessão Plenária da Câmara de Vereadores do dia 16 de março a criação em Panambi de um Centro de Referência da Mulher. Esse centro com certeza vai melhorar a qualidade de vida de um grande número de mulheres em nosso Município.
Sabemos também que a Secretaria Especial das Mulheres, que é ligada ao Gabinete da Presidência da República possui recursos financeiros para investir na criação destes centros. Então no meu mandato, enquanto representante dos homens e mulheres deste município estará imbuído desta meta, que é lutar para que tenhamos o CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER.


*Nara Viviane Graeff
Vereadora – Líder da bancada do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário